O que observar antes de contratar mão de obra para execução
- aipainteriores
- 9 de dez. de 2021
- 3 min de leitura
Encontrar mão de obra para executar a sua obra, parece ser uma tarefa bem simples e tranquila né?! Mas muitas pessoas têm prejuízos enormes porque não fazem essa escolha de forma criteriosa.

O momento, enfrentamos um grande desafio de mão de obra no país, mas por experiência te digo que ainda é possível encontrar profissionais de qualidade.
O erro mais comum que as pessoas comentem nesta fase é o fator decisivo da contratação se basear apenas no preço. No início parece uma excelente escolha economizar na mão de obra, mas você já ouviu aquela frase "às vezes o barato sai caro", pois é se encaixa perfeitamente nessa situação.
Só vá por esse caminho, se esse profissional também cumprir os demais pré-requisitos:
INTERESSE PELO PROJETO: como comentamos no Checklist - para começar uma obra, a empresa ou profissional a ser contratados precisam demonstrar interesse pelo projeto e um meio de viabilizar isso é ter um projeto com informações claras, feito por um escritório de arquitetura que demonstrou interesse em se comunicar com essa equipe. Isso faz toda diferença para uma obra assertiva e fluída. Sem o interesse em compreender e executar fielmente o projeto, seu investimento em um projeto terá sido em vão e estará arriscando se surpreender com um resultado bem diferente das suas expectativas.
CONTRATO: nunca abra mão de um contrato, mas tenha um contrato que realmente te dê poderes de recurso diante de problemas. É mais comum do que você imagina, pessoas que têm um problema com a mão de obra, recorrem à justiça e pior ficarem anos requerendo seus direitos para no final das contas ainda saírem no prejuízo porque o contratado não tem recursos ou o contrato não dava garantias suficientes. Fique atenta!
CRONOGRAMA DE PRAZOS: Este é um documento importante a ser anexo no contrato. Trata-se de um cronograma que divide a obra em etapas e prevê uma estimativa de prazos, início e fim, para cada. Uma empresa realmente comprometida lhe entregará um planejamento de prazos real e com folgas, pois mediante problemas os prazos não são comprometidos. Com este documento você tem condições de acompanhar, eventualmente, a evolução da obra e se por acaso esta não estiver de acordo, logo no início você terá condições de identificar e romper contrato, antes que piore.
CRONOGRAMA FINANCEIRO: este documento é complementar ao cronograma de prazos, ele prevê seus gastos na obra por fase e prazo. Por exemplo, a fase de fundações representa X% do valor global ou R$XX e nas datas X,Y,Z deve ser pago R$ X. Já te adianto que alguns profissionais vão dizer que “isso não existe" pelo simples motivo que não sabem ou não estão acostumados a fazer. Este documento é possível sim!
PLANILHA DE ORÇAMENTO: esta, pode ser elaborada por um orçamentista, contratado por você, independente da equipe ou a própria empresa de execução, se estiver apta, pode elaborar. Nesta planilha consta quantitativos e preços da obra completa + mão de obra, a forma perfeita de visualizar o preço real da obra.
INDICAÇÕES: solicite à empresa algumas indicações de outros clientes, com obra finalizada e/ou em andamento.
VISITE OUTROS SERVIÇOS: Caso seja a área da empresa, solicite referências comerciais finalizadas e residenciais em andamento. Facilita muito a visita sem comunicado prévio, ou seja, não haverá uma "maquiagem" da obra, você verá o trabalho real!
O SEU "SANTO" BATE COM O DA PESSOA? - IMPORTANTÍSSIMO! - parece em tom de brincadeira, mas não é. Você terá que dialogar com essas pessoas por um tempo, é importante uma relação saudável desde o início.
DICA EXTRA: NUNCA, JAMAIS, PAGUE 100% ANTES E NEM ADIANTE PAGAMENTOS sem a evolução da obra.
Esses são os principais pontos que notamos ao longo dos anos e da nossa experiência com obras! Caso tenha mais alguma dúvida nos siga no Instagram e fale com a gente pelo direct.
Comentários