O que observar antes, em um terreno para comprar
- aipainteriores
- 2 de dez. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 9 de fev. de 2022
A maioria das pessoas escolhe o terreno no automático, identificam se o preço, tamanho e localização atendem as necessidades iniciais e pronto fecham a compra. Porém, alguns detalhes técnicos podem fazer toda a diferença na qualidade de vida e no dia a dia de quem for usufruir do local.

Separamos algumas dicas, mais técnicas do ponto de vista da arquitetura, que vão contribuir muito para sua avaliação, antes da compra.
O que observar na escolha de um terreno:
- Uso – O primeiro item é entender qual será o uso do terreno, residência familiar? Loja comercial, construir para alugar?
- Localização - esse é o ponto mais observado. Identificar se o local atende aos interesses da família, a segurança, infraestrutura (energia, água, esgoto) e os pontos de apoio (farmácias, supermercados, padarias) nunca passam batido na escolha. Sugerimos que você observe também:
1. vizinhança - fique atento às construções já existentes e se existe um padrão entre as construções. A depender do padrão de construção que você deseja ter, essa harmonia fará diferença no futuro.
2. possibilidade de expansão do local - analise se há possibilidades de expansão de vias, construções de grande impacto ou várias construções pequenas mesmo. Caso seja uma área de expansão significa que obras de infraestrutura e próximas a você, podem durar anos.
3. Pontos de apoio de acordo com o estilo de vida da família, exemplo, passa ônibus por perto? Onde será a escola? Hospital... Entre outros itens
- Qualidade do solo: Depois que comprar o terreno e antes de iniciar sua obra será necessário fazer um estudo de sondagem do terreno. Mas antes é interessante conversar com a vizinhança para ter uma leve noção do que esperar no terreno.
- Níveis plano, declive e aclive - se alguém te disse que terreno com desnível é ruim e faz gastar mais, essa pessoa não sabe o que diz. Há situações em que o terreno em desnível é até melhor que o terreno plano. O detalhe é, tudo depende de como a arquiteta vai usar o terreno à favor da edificação.
- Posição do sol - é bem comum alguns clientes já terem essa informação na ponta da língua, mas sabemos que nem todos observam esse detalhe. A posição do sol sobre o terreno não é um problema, porque independente da incidência solar ela pode ser resolvida num BOM projeto de arquitetura. O detalhe é, observe como as edificações vizinhas interferem no sol que bate no seu terreno. Por exemplo, um prédio de 6 pavimentos do lado, pode ser que ele limite todos os raios solares e você terá um lote na sombra. Observe!
- Planos futuros – Pense a longo prazo, o que você pretende que esse terreno seja daqui 10 anos? Qual o formato da casa/ construção que você pretende fazer? O tamanho do lote é o suficiente para realizar os sonhos da família?
- Legislação do lote: Muito importante conferir as regras de uso do terreno antes de finalizar a compra. Qual o tipo de uso, índices de ocupação...
Nunca considere que a construção ocupará 100% do lote, além das legislações não permitirem, a falta de área verde prejudica, e muito, a infiltração da água no solo e dias de chuva podem se tornar o caos. E uma área verde além de fazer bem pra saúde é linda.
- Burocracias para começar a obra - essa é uma pergunta que 99% das pessoas não observam, e 1% que observa já são profissionais da área. Apenas pergunte o prazo médio de análise e regularização para uma obra começar no local. Pode acontecer do corretor ou vendedor não ter essa informação, neste caso recomendamos consultar uma arquiteta antes de fechar a compra, pois há lugares que levam meses para essa aprovação, e se você tiver urgência, pode ser que o local não te atenda.
Esperamos que as sugestões sejam úteis e se tiver alguma dúvida nos siga no Instagram e envie um direct.
Comments