top of page

Quarto Infantil Montessoriano, Colorido e Simples

A história do Oliver e seu quartinho, começa muito antes dele nascer.


Mas antes, deixa eu me apresentar! Meu nome é Kamila, sou uma das sócias aqui da AIPA.

E para quem não nos acompanha, o pequeno Oliver é meu filho.



Durante a gravidez eu e o Daniel, meu marido, optamos por não saber o sexo do bebê. Com isso já planejávamos tomar todas as decisões como unissex e o quarto não poderia ser diferente.


O tempo passou bem mais rápido do que esperávamos e finalmente no último mês de gravidez concluímos a compra da nossa casa e começamos a reforma.. Enquanto isso, durante os 4 primeiros meses de vida dele, nós 3 dividimos espaço em um quarto de 8m² na casa dos meus pais.


Durante a criação do projeto de interiores do quarto infantil, alguns pontos foram levados em consideração:

. Fugir do “tradicional” berço, por isso, optamos por uma cama de solteiro montessori, (pra quem não conhece o método Montessori comento logo abaixo). Vimos nela, uma opção mais confortável para todos nós, quando precisássemos dormir no quartinho dele.

. Reaproveitar um guarda roupa preto que já tínhamos.

. Criar um quarto vivo! Com cores fortes e alegres! Nada de tema tradicional e cores neutras para um quarto de bebê.

. Conexão com algo brasileiro, para que ele cresça reconhecendo sua cultura.




O primeiro passo foi trocar o piso antigo entregue pela construtora por um piso vinílico amadeirado. Eu sou suspeita, já que amo usar piso vinílico. Mas agora tenho um motivo a mais, além do conforto térmico e a facilidade para limpar, é confortável para uma criança brincar no chão.


Em seguida, começamos a saga de procurar o papel de parede ideal, com um tema brasileiro e composto por cores fortes e vivas. Encontrar o papel de parede SACI da MOOIU foi um achado! Agora todo o projeto girava em torno deste papel.



Os outros elementos precisam abraçar este tema, além de trazer conforto. A cômoda que a apoia o trocador e os cestos de palha, foi feita por encomenda. Optamos também por um cabideiro para deixar algumas roupinhas de fácil acesso, e dar mais autonomia para o pequeno Oliver.




Além do aspecto brasileiro, outro ponto primordial para o quarto foi a utilização do Método Montessori.


O Método Montessori é o resultado de pesquisas científicas e testes independentes desenvolvidos pela médica e pedagoga Maria Montessori. Sua ideologia dá ênfase na autonomia, liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.

Sendo assim, todos os móveis e decoração foram pensados para dar mais autonomia para o Oliver. à começar pela na cama baixinha que ele consegue subir e descer quando quiser, o tapete de algodão que possibilita ele a brincar e andar para todos os lados e a mesa de cabeceira em formato de robô, que além de lúdica também tem uma altura ideal para a criança.



Agora, que já se passaram 4 meses que utilizamos o espaço diariamente, os elementos decorativos só confirmam que o espaço é dele e pensado para ele, isso reflete na forma como ele pode brincar livremente por todo o espaço.


Outro exemplo de conexão com o espaço, o quadro acima do trocador, contém um trecho de uma música que seu pai cantava para ele dormir. O quarto do Oliver é repleto de cor, alegria, significados e autonomia. Tudo que eu como mãe, posso desejar para o meu pequeno e tudo que eu como arquiteta desejo para os meus clientes.





Agora me diz, o que você acha de um quartinho colorido assim?


20230428_ANA_PAULA_328_edited.jpg

Oi oi...

   Sou Ana Paula Medina, arquiteta e CEO na AIPA Arquitetura.

 Por aqui atuamos com projetos de Arquitetura e Interiores de residências e clínicas.

 Defendemos que os ambientes devem representar pessoas e marcas, de dentro pra fora e fazemos de TUDO pra te ajudar nessa jornada.

  • Youtube
  • Instagram
  • Pinterest
  • Preto Ícone Spotify

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

bottom of page